A Petrobras poderá ter que fazer importações de novos carregamentos de gasolina no em maio para atender o forte consumo do combustível. A informação foi dada ontem pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ao explicar que as novas compras vão depender do comportamento da demanda ao longo deste mês.

— Vamos ver como se comporta a demanda e se, for necessário, faremos novas compras — afirmou.

Neste mês, estão chegando ao Brasil carregamentos com um total de 1,5 milhão de barris de gasolina importados dos Estados Unidos. Além do aumento do consumo de combustíveis provocado pelo maior número da frota de automóveis, a demanda por gasolina vem crescendo devido à alta no preço do álcool.

Petrobras diz que não vai reajustar preço de gasolina – Segundo o diretor da Petrobras, o volume comprado de gasolina que chegará neste mês ao Brasil é suficiente apenas para três ou quatro dias de consumo. As refinarias da Petrobras estão operando a pleno vapor, com algumas otimizações para atender a demanda interna, que é da ordem de 260 mil barris diários de gasolina. A importação feita agora pela Petrobras tem como objetivo manter um pequeno estoque de segurança. O diretor destacou que alguns ajustes feitos nas refinarias da estatal permitiram aumentar em torno de 15% a produção de gasolina nos últimos meses.

No início do ano passado, pela primeira vez em 40 anos, a Petrobras foi obrigada também a importar gasolina para atender o mercado interno. Na ocasião, a Petrobras importou ao todo cerca de 3 milhões de barris de gasolina, que na época eram suficientes para cerca de dez dias de consumo.

 

Ramona Ordoñez, Jornal O Globo