O presidente do SINDIPETRO-PB, Omar Hamad Filho, em ofício dirigido a superintendente do Procon Estadual, Késsia Liliana Dantas Bezerra Cavalcanti, manifesta preocupação com as dificuldades que os postos revendores estão tendo em adquirir gasolina e diesel junto as distribuidoras. No documento, Omar relata que a Petrobras tem adotado um corte linear nos volumes dos pedidos de todas as distribuidoras que atuam no estado, o que tem prejudicado os empresários do setor estão tendo que fazer um verdadeiro cortucionismo para conseguir comprar produtos necessários para o suprimento dos postos e o conseqüente atendimento da demanda do mercado consumidor.

 

Omar Hamad Filho relata que os postos ‘bandeira branca’, que não estão vinculados comercialmente a nenhuma distribuidora, são os que estão tendo maior dificuldade na compra dos produtos. “Essa situação é muito preocupante e pode causar um grande desequilíbrio no mercado interno, já que os postos ‘bandeira branca’ cumprem um importante papel, garantindo mais competitividade no comércio varejista de combustíveis”, registra o ofício.

No documento, o presidente do SINDIPETRO-PB acrescenta que “não fosse o bastante, na terça-feira, dia 22 de março, fomos informados de que o navio programado para esta quinta-feira, dia 24, só atracará no Porto de Cabedelo no dia 26. Detalhe é que a referida embarcação deveria já ter atracado em solo paraibano desde a semana passada, ou seja, um retardamento causado por ordem da refinaria e que só tem agravado ainda mais o cenário mercadológico do segmento de revenda.”

 

Nos bastidores, revela Omar, ainda circula que a Petrobras estaria dando um recado e fazendo com que as distribuidoras passem a fretar navios trazendo produtos de fora, com reflexos diretos e significativos nos preços, o que coloca ainda mais em alerta o mercado.