CORPO DE BOMBEIROSEmpresários e representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (SINDIPETRO-PB) estiveram reunidos com o Corpo de Bombeiros Militar recentemente, oportunidade em que foi discutida a instalação de pára-raios nos postos de combustíveis localizados no território paraibano. O objetivo do encontro foi discutir as alternativas relacionadas à elaboração de projetos e a implantação de subsistemas de aterramento em postos de combustíveis já existentes.

A pauta levou em consideração o que preconiza a norma técnica de número 5419 (ABNT NBR Nº. 5419), referente à Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas. Na ocasião, também foi debatida a substituição do ‘Arranjo B’ – aterramento em forma de anéis usando hastes e eletrodos metálicos enterrados – pela utilização de ferragens que compõem o concreto armado dos pisos dessas edificações.

Aliás, no que diz respeito ao chamado “Arranjo B”, poderá ser feita desde que essa solução seja devidamente fundamentada pelos responsáveis técnicos dos postos.

Participaram da reunião o secretário executivo do SINDIPETRO-PB, Sílvio José de Oliveira; o engenheiro eletricista e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ítalo Raimundo de Souza; proprietários de postos e os representantes da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros.