porto-de-cabedelo-foto-jose-lins-90O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado (Sindipetro-PB), Omar Hamad Filho, externou o contentamento de todo o setor pela manutenção da distribuição dos combustíveis limpos na Paraíba, via cabotagem, através do Porto de Cabedelo, conforme anúncio feito pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e por toda bancada federal sob o comando do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do deputado federal Manoel Júnior (PMDB). Ele lembrou que tudo começou com um alerta feito pelo sindicato e que logo ganhou ampla repercussão, mobilizando a sociedade e toda classe política.

“Essa boa notícia é fruto de uma ampla mobilização que envolveu toda sociedade, os meios de comunicação, a imprensa e os políticos, tendo como resultado a manutenção da cabotagem aqui”, comemorou o presidente do Sindipetro-PB, entidade percussora do movimento em favor da manutenção da distribuição de combustíveis pela Petrobras no Porto de Cabedelo.

Omar Hamad Filho destacou ainda o trabalho dos deputados estaduais e vereadores de Cabedelo, em especial o deputado Trócolli Júnior, pela forma receptiva com que trataram o assunto, e ressaltou que se a mobilização não tivesse ocorrido, a Paraíba sofreria abalos econômicos pulverizados na economia e também no bolso do paraibano. Segundo Omar, do aumento no preço dos combustíveis (gasolina, diesel e etanol) e da inflação local, passando pela elevação dos custos das empresas de transporte da Paraíba, perdas nos tributos municipais (ISS) e estaduais (ICMS) e queda estimada de até R$ 6 bilhões por ano na movimentação econômica do Porto de Cabedelo, com o fim de seus terminais de combustíveis, eram alguns dos prejuízos que seriam registrados com o fim da cabotagem. “A mudança, em efeito cascata, também eliminaria centenas de empregos nas empresas do segmento no porto paraibano”, sustentou.

O presidente da entidade representativa da revenda de combustíveis na Paraíba ainda agradeceu aos representantes de distribuidoras que atuam no Porto de Cabedelo, já que também se mobilizaram na defesa da causa. “Essa é uma conquista de todos”, finalizou.