O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (SINDIPETRO-PB) esclarece que o estado não sofre com desabastecimento de combustível, pelo menos até o presente momento, apesar do receio do Governo Federal em relação ao problema.

A entidade representativa da revenda de combustíveis reconhece que a demanda tem sido muito maior que a oferta nos últimos dias, contudo não há motivos para pânico, uma vez que o próprio Governo Federal reconhece a dificuldade estrutural dos portos, responsáveis pela atracação de quase todo combustível que abastece o mercado consumidor.

O consumo recorde de gasolina, a falta de capacidade interna de produção e problemas de infraestrutura de armazenagem e distribuição nos portos são os principais gargalos para o problema, o que na Paraíba não é diferente, tendo em vista a capacidade modesta do Porto de Cabedelo.

SINDIPETRO-PB espera que as autoridades governamentais possam encontrar uma solução para o problema, seja para evitar o desabastecimento ou atenuá-lo, uma vez que é chegado o fim do ano, período que, historicamente, o consumo é cerca de 10% superior à média registrada nos períodos anteriores.