RIO DE JANEIRO – O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) Alan Kardec, disse nesta quinta-feira que o mercado de etanol não tem estoques suficientes para aumentar a mistura do combustível à gasolina de 20% para 25% antes de abril de 2013, quando a nova safra de cana se inicia.

“Não tem razão para se aumentar este ano (a mistura de etanol anidro). Se discute a partir de 2013”, disse Kardec no Encontro Nacional de Gás LP (Enagás), no Rio de Janeiro. Segundo ele, há uma tendência no mundo de queda no preço do açúcar, o que favorece o mercado de etanol. Mesmo assim, ele não acredita que haja oferta antes da próxima safra. Kardec lembrou que a atual safra de cana-de-açúcar se encerra em novembro.

Kardec disse também que a ANP deve aprovar nesta quinta-feira, em reunião de diretoria, resolução para regulamentar os produtores de etanol. A primeira resolução, aprovada pela agência neste ano, visava regular o estoque de etanol e a garantia da oferta do produto. A que será apreciada agora diz respeito à parte burocrática do produtor, com os documentos necessários para que se garanta um tratamento isonômico com as distribuidoras. A ata de reunião deve ser aprovada na semana que vem e, depois, a medida tem de ser publicada em diário oficial.

Sabrina Valle, da Agência Estado