Com quase dez mil quilômetros percorridos a Caravana Siga Bem, que partiu de Itajaí (SC), no início de abril, chega a Cachoeira dos Índios, Alto Sertão paraibano, para mais uma grande festa. O evento acontece nos dias 26 e 27, no posto Cachoeira. No total, o projeto irá percorrer 17 mil quilômetros passando por 18 Estados brasileiros em seis meses.

A Caravana envolve diversas ações de responsabilidade social, como a campanha Siga Bem Criança de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes – o Disque 100 – e o Siga Bem Mulher, que abrange ações de conscientização alertando sobre como prevenir e eliminar a violência doméstica e familiar contra as mulheres – o Disque 180.

Durante as paradas, a ação itinerante convida projetos sociais locais para se apresentarem em uma de suas carretas, que foi adaptada para se transformar em palco. Além disso, os conselheiros tutelares e delegados responsáveis pela Delegacia da Mulher da capital cearense ministrarão palestras ao público caminhoneiro.

Desde que foi lançada em 2004, a Caravana Siga Bem já percorreu mais de 137 mil quilômetros, visitou 234 municípios brasileiros e contou com a participação efetiva de cerca de 1,3 milhão de motoristas profissionais.

Sobre o projeto – O Siga Bem Mulher é uma ação da Petrobras, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal, que visa conscientizar a população sobre a lei Maria da Penha e divulgar o Serviço Ligue 180, que tem como objetivo orientar as mulheres sobre os seus direitos. Além disso, o programa faz esclarecimentos de como fazer uso dos serviços públicos especializados de atendimento às mulheres em situação de violência.