MIX DE PRODUTOS É ESSENCIAL PARA O SUCESSO DA CONVENIÊNCIA

Se conveniência é “aquilo que é útil, que simplifica uma rotina, que economiza o tempo” etc. (dicionário Houaiss) e o posicionamento básico dessas lojas é oferecer facilidade, proximidade e rapidez ao consumidor, podemos compreender mais facilmente o motivo pelo qual o mix de produto é tão importante para elas.

Naturalmente que o consumidor típico de lojas de conveniência sabe que ali não encontrará a mesma variedade de produtos existente num supermercado, por exemplo, mas espera ter o básico para atender a sua necessidade momentânea;

Outra característica de uma loja de conveniência deve ser a do giro rápido de produtos, tanto para melhor aproveitamento do espaço quanto para aumentar sua lucratividade.

Isto posto, vejamos alguns cuidados básicos para a montagem do mix ideal:

• Considerar a área útil de exposição para não deixar a loja excessivamente abarrotada, dificultando a movimentação dos consumidores, e nem vazia a ponto de desestimular a entrada;

• Analisar o perfil do consumidor da região. Se observar o que o restante do comércio da região vende, principalmente outras lojas de conveniência, você poderá ter uma ideia geral sobre o que irá compor o seu mix;

• Ter produtos que satisfaçam às quatro classificações do conceito de Gerenciamento por Categorias (sortimento, exposição e preços de acordo com as necessidades dos consumidores da região):

4 Destino: Produtos que levam o consumidor à loja. Exemplos: cervejas, refrigerantes, carvão, cigarro, café, sanduíches frios etc.;

4 Rotina: Comprados rotineiramente, podem não ser o motivo principal da entrada do consumidor na loja, mas ele aproveita para comprar. Exemplos: produtos de higiene (sabonete, desodorante, para barba etc.), pilhas, jornais, revistas, entre outros;

4 Sazonais: Com vendas em épocas específicas. Exemplos: ovos de Páscoa, panetones, bronzeadores e bloqueadores, sorvetes;

4 Conveniência: Normalmente comprados por impulso. Exemplo: balas, chocolates, snacks, livros.

Quanto às marcas dos produtos, é interessante que a loja tenha:

• Marcas fortes e líderes de mercado;

• Marcas regionais com grande penetração na localidade.

Para que tudo isso dê resultado em termos de venda, é importante fazer uma correta exposição, da seguinte maneira:

• Produtos de destino, por serem de compra planejada, podem estar nos fundos da loja, fazendo com que o consumidor percorra o salão de vendas;

• Os de rotina, próximos aos de destino, assim como aqueles que têm relação entre si, como todos os de barba;

• Sazonais e promoções nas pontas de gôndolas e em ilhas promocionais, logo à entrada da loja;

• Conveniência e compras por impulso, próximos ao checkout;

• Manter os mobiliários de exposição sempre abastecidos e limpos.

Em relação ao estoque, destacamos dois pontos que precisam de atenção:

• Verifique constantemente a data de validade dos produtos para não haver perdas;

• Acompanhe o giro dos produtos. Quanto mais rápido forem vendidos, melhores os resultados financeiros;

O mix adequado permite ter o produto certo, para aquele momento em que o consumidor necessita dele, por isso é tão importante para a loja de conveniência.