As vendas de veículos cresceram 9,02% na primeira quinzena de março, na comparação com igual período de fevereiro, totalizando 151.251 unidades, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Na comparação com o mesmo período de 2010, o aumento foi de 8,85%. Os números incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

O segmento de automóveis e comerciais leves, especificamente, registrou expansão de 9,33% na primeira quinzena deste mês, em relação a igual período do mês passado. Houve alta de 8,13% na comparação com os primeiros 15 dias de março do ano passado. Ao todo, foram comercializadas 142.369 unidades. Já as vendas de caminhões e ônibus somaram 8.882 unidades nos primeiros 15 dias de março, com expansão de 4,29% ante o mesmo período de fevereiro e de 21,84% ante igual intervalo do ano passado.

venda_carros

A Fenabrave também divulgou os dados das vendas dos segmentos de motos e implementos rodoviários, que na primeira quinzena de março totalizaram 81.500 unidades e 2.604 unidades, respectivamente. Os números representam um crescimento de 5,01% nas vendas de motos e de 28,66% na comercialização de implementos, na comparação com os primeiros 15 dias de fevereiro. Em relação à primeira quinzena de março de 2010, as vendas de motos subiram 5,70% e as de implementos rodoviários avançaram 20,84% na primeira quinzena do mês atual.

Beth Moreira, Agência Estado