Como, hoje, é possível comprar e instalar um kit-gás no Rio por R$ 1.350, o custo do equipamento é recuperado em menos de cinco meses — para ser mais exato, em quatro meses e cerca de dez dias.
Vantagens extra – Os proprietários de veículos movidos a GNV pagam apenas 25% do IPVA. Outra vantagem é que os preços dos kits se mantiveram praticamente inalterados no mercado. No caso da instaladora Star Gás, em Cascadura, o valor de hoje é o mesmo de janeiro de 2010, como informa o gerente, Diogo dos Santos:
— Tivemos aumentos mínimos no material. Então preferimos absorver os custos a repassá-los aos clientes. Isso tem atraído também os taxistas, que trocaram seus carros a gás antigos por bicombustíveis, mas desistiram do álcool com a alta.
CONFIRA AS DICAS DE INSTALAÇÃO:
– HOMOLOGADAS
Procure apenas oficinas homologadas pelo Inmetro. É possível encontrar a lista por meio do site www.inmetro.gov.br ou então pelo telefone 0800-285-1818.
– POTÊNCIA
A instalação do GNV pode não ser adequada a carros
– TROCA DIÁRIA
Mesmo com o gás natural, é recomendado andar com o carro no seu combustível original, ao menos, cinco minutos por dia. Dessa forma, evitam-se o ressecamento das mangueiras de combustível e a formação de gomas nos bicos injetores de combustível com cilindrada baixa, pois o motor tem uma perda natural de potência de cerca de 10%. Além disso, o cilindro de gás pesa cerca de 70 quilos. É importante levar isso em conta na hora de carregar mais pessoas no carro.
– NÃO ESQUEÇA
É essencial pedir a nota fiscal da conversão e o Certificado de Homologação do Inmetro, para fazer o devido registro da conversão no Detran. Ao fazer isso, o dono do veículo conseguirá um abatimento de 75% no valor cobrado em seu boleto do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
– EMISSÃO DE GASES
É sempre necessário pedir ao instalador que execute o teste de emissão de gases. Ele deve ter o equipamento para realizar a análise na própria oficina. Se não, procure outro.
– VISTORIA REGULAR
A cada cinco anos, contados a partir da data de fabricação, o cilindro deve ser desmontado para um teste hidroestático nos organismos de inspeção acreditados pelo Inmetro.
– VAZAMENTO
Se perceber algum vazamento, o motorista deve parar o carro, abrir todas as janelas e chamar a assistência.
Mario Campagnani, Extra/RJ