Consumo do biodiesel deve apresentar crescimentoO consumo de diesel para o quarto trimestre deste ano deve crescer em média a 12,7 bilhões de litros levando em consideração o chamado B5 (5% de adição do biodiesel ao diesel). No primeiro trimestre, foram vendidos 11,1 bilhões de litros, enquanto no segundo, 12,1 bilhões de litros. Os cálculos são de Miguel Biegai, analista da Safras & Mercado, com base em dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Para Biegai, a demanda por óleo diesel cresce nos últimos três meses do ano, uma vez que, historicamente, a economia está aquecida. O especialista atribui esse fato ao aumento das vendas em datas comemorativas e o bônus salarial. “Nos últimos três meses do ano, inicia-se o processo de férias de verão, o 13° salário e o Natal. São fatores determinantes para que o consumidor possa comprar mais. Assim, aumenta o fluxo de caminhões (a diesel) para atender à demanda de fim de ano. Isso torna o consumo por diesel maior”, afirma Biegai. 

Rafael Ribeiro de Lima Filho, analista da Scot Consultoria, disse que cerca de 85% do biodiesel é extraído do óleo de soja. “Se aumentar a adição de biodiesel ao óleo, certamente haverá maior demanda pelo o esmagamento da soja”, explicou. Biegai completou e disse que também se extrai biodiesel do sebo bovino e de óleos de algodão e, em menor quantidade, de canola e girassol.

 

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a produção de óleo de soja será de 6,45 milhões de toneladas, enquanto o consumo interno será de aproximadamente 5 milhões de toneladas, na safra 2010/2011. “Produzir biocombustível é caro. O que é produzido é consumido apenas no mercado interno. O objetivo do setor é produzir a um custo menor que o diesel nos próximos anos”, falou Biegai. E completou: “Os principais produtores de biodiesel são: Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Malásia e Brasil. Os argentinos são um dos poucos que exportam porque lá eles já contam com política de incentivo do governo”.