Nas últimas semanas, o coronavírus (COVID-19) se transformou em uma pandemia, ou seja, a doença já se espalhou por todos os continentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus não pode ser encarado como uma gripe qualquer, já que ele se comporta de forma distinta em alguns países e ambientes específicos.

Como o Brasil está no estágio inicial da curva de transmissão da doença, as medidas de prevenção, caso sejam seguidas corretamente, terão grande impacto positivo para evitar uma catástrofe de saúde nacional.

É importante ressaltar que os postos de combustíveis, por desempenhar um serviço classificado como essencial para a sociedade, até segunda ordem, devem seguir funcionando normalmente, mesmo diante de uma crise epidemiológica. Quaisquer mudanças nesta orientação de abertura do estabelecimento serão divulgadas previamente pelo Sindicato.

O Sindipetro-PB ressalta que, durante este período, os postos, por receberem um grande fluxo de pessoas diariamente, devem ter ainda mais atenção no atendimento aos clientes e na higienização do ambiente de trabalho dos funcionários, a fim de mitigar a disseminação do vírus.

Ressalta-se, abaixo, alguns pontos específicos para a prevenção dos trabalhadores e clientes que transitam no estabelecimento:

– É preciso limpar regularmente e diariamente as áreas comuns de trabalho, principalmente refeitórios, vestiários, banheiros, pisos, corrimão e maçanetas, bem como as superfícies das mesas e estações de trabalho, com água, sabão e álcool a 70%;

– Disponibilizar água, sabão e álcool em gel 70% em local de fácil acesso, para que todos realizem a higienização com frequência, certificando sempre da disponibilidade destes produtos;

– Evitar aglomerações e reuniões em ambientes fechados e manter os locais de trabalho sempre ventilados;

– Orientar os empregados a não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos;

– Orientar os empregados a evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Orientar os empregados que ao tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel e jogue-o no lixo. Caso não tenha um lenço no momento, poderá utilizar o cotovelo na frente da boca e do nariz;

– Caso apresente o empregado sintomas de gripe, principalmente febre ou dificuldade respiratória, o empregador deve orientá-lo a procurar imediatamente a rede pública de saúde ou o médico da empresa, evitando contato físico com outras pessoas.

Todas as orientações e prevenções supracitadas se tratam de saúde pública, sendo que as medidas comuns do dia a dia como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, por exemplo, reduzem o contágio da doença.

Confira mais dicas de forma ilustrativa: