O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB) tem como meta atender o revendedor onde quer que esteja. Para tanto, vem intensificando as ações de monitoramento e supervisão técnica nos postos de combustíveis.

O foco é a garantia da segurança no ambiente de trabalho e o suporte aos empresários do setor nas áreas de saúde, meio ambiente e legislação.

Com equipes de Segurança do Trabalho percorrendo os municípios do Brejo paraibano, visitando, inspecionando e levando orientações técnicas aos postos, a entidade acredita que é uma forma de garantir o melhor funcionamento dos estabelecimentos. Nos postos Bom Todo e Frei Damião, em Guarabira, por exemplo, foram entregues prontuários NR20, norma que dispõe sobre uma série de obrigações nas áreas de segurança e saúde do trabalho.

Em Itapororoca, as equipes do Sindicato fizeram a entrega de certificado de brigada de incêndio em alguns postos, com destaque para o Santa Terezinha. Em Belém, os postos se submeteram a uma avaliação global de PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientes) e LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Trabalho).

Com estrutura própria e uma equipe capacitada formada por médico, engenheiros e técnicos em segurança do trabalho, além de outros profissionais, o Sindipetro-PB garante aos postos de combustíveis toda a base necessária para o funcionamento regular de suas atividades em consonância com órgãos como Ministério do Trabalho, que por meio da Norma Regulamentadora 20, determina que os postos de combustíveis agrupem uma série de procedimentos que atestem no local uma gestão contínua e confiável de saúde e segurança ocupacional.