aumento postosO Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Estado da Paraíba (SINDIPETRO-PB) esclarece que é a carga tributária que está elevando preços dos combustíveis em todo o país e que os novos valores repassados ao consumidor final são apenas conseqüências das recentes medidas adotas pelo governo federal e ratificadas pela Petrobras, que elevaram os impostos sobre esses combustíveis. A entidade lembra que o mercado é livre e que cabe a cada estabelecimento comercial responder pelos novos valores repassados ao consumidor final.

O SINDIPETRO-PB reforça que não existe tabelamento de preços no comércio varejista de combustíveis, razão pela qual ressalta que não tem qualquer ingerência na política de preços dos quase 500 postos de combustíveis distribuídos pelos 223 municípios paraibanos.

A entidade representativa dos postos revendedores de combustíveis acompanha com preocupação toda essa ação do Governo Federal por meio da Petrobras, já que o empresário, que já tem uma reduzida margem de lucro, terá muita dificuldade para absorver o aumento do combustível oriundo das distribuidoras.

O SINDIPETRO-PB destaca como importante atentar que além da retomada da taxação do PIS e Cofins, e da volta da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) nos referidos combustíveis, o preço do produto também deverá ter reflexo do reajuste do salário mínimo, da energia e ainda própria pauta fiscal, leia-se ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), dentre outros.

A partir deste domingo (1º), a tributação incidente sobre a gasolina e o diesel será alterada, conforme o decreto presidencial 8.395, publicado no “Diário Oficial da União” da última quinta-feira (29).

SINDIPETRO-PB

30/01/15