O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB) alerta que os postos revendedores de combustíveis têm até o próximo sábado, dia 31, para encaminharem ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadores de Recursos Ambientais (RAPP). De acordo com o presidente da entidade, Omar Hamad Filho, o documento deve ser entregue por todos aqueles que exercem atividades potencialmente poluidoras. “É uma forma de monitorar a qualidade ambiental das empresas”, completa. Omar lembra que o relatório possibilita avaliar a situação e propor normas melhores para o exercício do controle ambiental. “É uma exigência do Ibama e que as empresas, dentre elas os postos de combustíveis, devem cumprir integralmente”, esclarece. Importante – Se sua atividade começou este ano, você deverá entregar o relatório a partir do próximo ano, contudo, se iniciou no ano passado, entregue apenas o documento correspondente ao ano passado. Agora, caso sua atividade tenha iniciado em 2010, por exemplo, deverá ser entregue todos os relatórios desde o ano de início da atividade até o ano passado. Para realizar o preenchimento do RAPP, basta acessar o Cadastro Técnico Federal no seguinte endereço eletrônico: servicos.ibama.gov.br