O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB) criticou o aumento médio de 7,59% no preço da energia elétrica repassado aos 1,1 milhão de unidades consumidoras na Paraíba, atendidos pela Energisa. A entidade estranha a passividade com que a sociedade tem digerido o aumento a ser aplicado pela Energisa a partir deste domingo, dia 28.

A entidade reforça o caráter prejudicial da medida, já que atinge sobremaneira toda cadeia produtiva paraibana, uma vez que a elevação da tarifa onera os custos de indústrias, empresas e, claro, do comércio. Por outro lado, apela aos órgãos de fiscalização para que tomem alguma providência sobre o assunto.

O Sindipetro também pede aos meios de comunicação que discutam o assunto da mesma forma quando acontece ou se registra algum aumento no setor de combustíveis.

Por fim, a entidade representativa do setor de combustíveis acredita em mais dificuldades para o segmento, sobretudo para os empresários que comercializam Gás Natural Veicular (GNV), uma vez que a elevação da tarifa de energia suprime ainda mais a margem e a rentabilidade dos negócios, prejudicando a competitividade com os demais produtos, a exemplo da gasolina e do etanol.