A tecnologia está tornando as empresas e organizações semelhantes em muitos aspectos. O que pode diferenciar umas das outras é o atendimento ao cliente. Para satisfazer essas exigências, as empresas têm que se atualizar, se reciclar e se organizar, de forma a garantir sua sobrevivência. E isso só é possível através das pessoas. Portanto, é fundamental que as empresas invistam cada vez mais no desenvolvimento dos seus recursos humanos, pois para buscar a Qualidade é preciso ter pessoas competentes e treinadas. Para desenvolver o processo da Qualidade não basta dominar as metodologias. É preciso, também, conscientizar as pessoas sobre seu novo papel dentro da organização. “O capital humano é o maior bem que a empresa possui, pois sem eles não existe atendimento, e por sua vez não existe cliente. Uma equipe unida e entusiasmada faz todo o diferencial na hora do atendimento.” Cita Ana Paula Barros.

A consultora Ana Paula Barros ressalta também que O Programa 5S é a base da qualidade total. São ações que visam a busca da excelência na qualidade através de mudanças comportamentais, objetivando o bem estar do colaborador, a redução de custo e o aumento da produtividade.

O Programa 5S é calçado em uma filosofia de práticas simples, que promove o crescimento contínuo das pessoas, num aperfeiçoamento constante da rotina do trabalho do dia-a-dia e conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida. O nome 5S deriva de cinco palavras que, em japonês, começam com “S” e sua finalidade é a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho. No Brasil, essas cinco palavras são: Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Disciplina.

Segundo Joelmir Beting “A cultura da qualidade não é um projeto nacional, é um processo universal. Tem a força das leis da natureza. É entrar ou quebrar.”